segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

18 e 19 de fevereiro - PROMESSAS

Alerta Pioneiros,

Como todos já sabem, teremos um fim-de-semana bem preenchido. As atividades iniciam na sede às 15H de dia 18 e terminarão com uma almoço partilhado depois da missa das 12H (onde iremos realizar as Promessas) dia 19 de março. As famílias dos Pioneiros deverão levar sobremesas para partilhar (hum, já estou a babar...)

Os Exploradores ficaram encarregues de nos alimentar. Farão o jantar e o pequeno-almoço e por isso só teremos que pagar 5 euros (não se esqueçam que também eles estão a tentar angariar dinheiro para ir ao Akanac). Para isso preciso saber até 5ªfeira com quantos contamos, através do facebook (quem não tiver faceboook, deve enviar-me uma mensagem).

Para aqueles que vão fazer a Promessa, aqui fica o alinhamento para que possam treinar. Queremos tudo na ponta da língua!
"O Chefe de Comunidade começa por chamar a sua Equipa de Animação. Todos se colocam em linha, ao lado do Altar, de frente para a assembleia, com exceção do Chefe de Comunidade que se coloca ao centro, junto aos bancos, deixando espaço para os Aspirantes se colocarem entre si e o Altar, de frente para a assembleia. 

Por fim chama para junto de si o Guia dos Guias que procede à chamada dos Aspirantes de modo nominal e individual. Cada candidato, ao ouvir o seu nome, coloca-se de pé, faz a saudação e responde em voz alta “Alerta”; depois vai colocar-se em sentido, diante do altar e de frente para o Chefe de Unidade, faz a Saudação a que o Chefe corresponderá. 

 Quando estiverem todos, o Guia dos Guias retira-se e vai integrar a formatura dos Animadores, junto ao Altar.

Quanto estiverem todos perfilados, o Chefe da Comunidade chama o Chefe da Expedição para retirar os lenços aos noviços.
Chefe de Comunidade: 
As provas já prestadas na vivência do Escutismo deram-vos a capacidade para enfrentar uma nova etapa de crescimento. Embora cheia de dificuldades, não vos faltarão os meios necessários para conseguir ultrapassar, com alegria, todos os obstáculos interiores e exteriores que a vida de Pioneiro irá colocar à vossa frente.
Por isso, diante de todos os irmãos Escuteiros e na presença da comunidade cristã que testemunham esta vossa decisão, dizei-me:
- Sabeis o que se pede a um Pioneiro do CNE?
A: Sim. Sou chamado à descoberta de mim mesmo, dos homens meus irmãos, do mundo, de Deus que Se deu a conhecer em Jesus Cristo e a celebrá-lo na comunidade cristã.
Chefe: E que passos quereis dar para corresponder a esse desafio?
A: A renúncia ao mais cómodo;
o desapego do que mais apetece;
a fidelidade à palavra dada;
a procura da justiça e da verdade;
o aprofundamento da amizade;
o crescimento na disponibilidade.
Chefe: Estais dispostos a viver este projecto, procurando inspirar-vos sempre nos Princípios, na Lei e na Promessa do CNE?
A: Sim, contando com o Grupo e com a ajuda de Deus.
Chefe: Qual a divisa que quereis viver?
A: Sempre Alerta.
Chefe: Confiando na vossa lealdade e na amizade do Grupo, podeis fazer a Promessa.
Os Aspirantes perfilados, estendem o braço esquerdo sobre as bandeiras e fazem, com a mão direita, o sinal escutista (saudação) e dizem:
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
• Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
• Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
• Obedecer à Lei do Escuta.
Segue - se a bênção dos lenços e o apadrinhamento dos aspirantes.
Já escolheram o vosso padrinho?
EA

Sem comentários:

Enviar um comentário