quinta-feira, 5 de abril de 2012

CONSTRUIR O FUTURO

(Símbolo da construção e da acção,
representa o potencial do Pioneiro, das
suas capacidades e
 energia transformadora,
do resultado final da combinação
do que quer com o que sabe…) 
  
CONSTRUIR O FUTURO
 

Sim, para mim, a vida tem sentido. Não posso, não aceito, nem quero me ver como apenas "mais um".
 
Eu sou o que sou e nunca mais haverá ninguém exactamente igual a mim. Por isso sou insubstituível. Posso ser perpetuado ou ultrapassado, mas não posso ser substituído. Se não reconhecer o sentido da minha vida estarei  a desperdiçar a minha existência e a negar o valor da unicidade.
 
Sendo único, e reconhecendo que a vida tem um sentido, também reconheço que não estou isolado, que há milhões de outros seres, cada um único a seu modo, cada um com um sentido de vida, e que somos todos interdependentes. Decorre daí uma intensa responsabilidade individual e colectiva.
 
É verdade que apenas alguns podem ter grande impacto, mas também é verdade que todos nós, por mais simples que sejamos e por menos poder que desfrutemos, podemos ter algum impacto. O ser cidadão do mundo implica esta responsabilidade. Não sou responsável pelo mundo, nem mesmo pelo país, mas sou responsável por mim mesmo e pela parcela de vida (o meio, as pessoas, as instituições) em que actuo concretamente.
 
A responsabilidade implica agir
 
Não basta ver, não basta julgar, é preciso agir. Muitas vezes, pessoas bem intencionadas percebem os cenários e os seus desafios, mas nada fazem além de aumentar as suas angústias pessoais. Afinal, dizem eles, "eu não posso fazer nada, não tenho poder nem estou numa posição privilegiada para causar diferença real", e este é o erro. Segundo o provérbio chinês: "mais vale acender uma vela do que reclamar da escuridão".


Existe um velho aforismo, segundo o qual raras vezes a vida nos oferece a oportunidade para sermos heróis, mas, todos os dias, nos oferece a hipótese de não sermos cobardes. Agir localmente é exercitar esse pensamento. Pensar globalmente e agir localmente é construir o futuro.


Na escola, na família, no grupo de amigos, nos escuteiros, na paróquia, em qq lado.
TU podes fazer a diferença. ATREVE-TE!!




"Pássaro e lesma, o Homem oscila entre o desejo de voar e o desejo de arrastar." 
(Gustavo Corção)




Para pensares. 
Uma canhota amiga dos animadores,

1 comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=ivOvUThMcnM
    ca esta!
    lindaa!
    pinguim

    ResponderEliminar