Mostrar mensagens com a etiqueta Curiosidades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Curiosidades. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 18 de maio de 2015

#LINDO#ORGULHO#IIIaBOMBAR

(clica p/ ampliar)
Foi assim que os Pioneiros responderam ao desafio de limpar e arrumar o Abrigo.
Agora que já estabeleceram o standard é manter, boa?

Este sábado, 23 de Maio, não há actividades na sede. Apenas Raid TT para quem se inscreveu.


EA muito orgulhosa,




sábado, 21 de junho de 2014

2014 World Scout T-shirt Design Competition


E que tal este desafio?
Um bom projecto de férias?
Tens até 13 de Julho para submeteres a tua candidatura!!


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

E tu?

Olá Malta!

Aqui fica uma provocaçãozinha, eheheh ;-)

 
E tu, vais até Ele?

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Halloween? Pão por Deus? Todos os Santos?

Hoje permito-me transcrever um artigo do 'Correio Paroquial de SJB' de 01-Nov-2013. 
Vale bem a pena uns minutos da tua atenção.
Obrigado ao autor.

O que são e quais as diferenças?

Se Exupéry acreditava que a linguagem é uma fonte de mal entendidos, não é inconveniente de todo afirmarmos que a desinformação é a fonte de grandes males na nossa vida. Não se julgue a desinformado quem não sabe, mas quem não busca saber, ou quem busca de forma errónea. Nesta sociedade em que vivemos há uma tendência a profanarmos as tradições e as celebrações com estrangeirismos que em nada nos enriquecem. Antes pelo contrário, desalmam o que de mais genuíno temos, e atiram-nos à ignorância das raízes que nos conferem identidade.

Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro assistimos em Portugal a uma manifestação muito sui generis de celebrarmos um estrangeirismo – o Halloween – misturado com uma antiga e significativa tradição que é o Pão por Deus, que se insere na mística celebrativa católica do dia de Todos os Santos – agora sem feriado, mas ainda sendo solenidade, dia santo – e no dia 2 com a celebração que recorda os Fiéis Defuntos. É desta forma que celebramos todos aqueles que nos precederam na vivência da nossa fé.
 O Halloween surge na América do Norte, afirmando-se como um evento tradicional e cultural, tendo por base e origem as celebrações do povo Celta remontando-nos ao século III na Gália. Halloween, como o próprio nome pode-nos indicar, realiza-se na véspera de Todos os Santos – 31 de outubro – data esta em que após o pôr-do-sol, ocorriam os ritos sagrados dos celtas. Eram inclusos numa festa em honra de Samhain, servindo para marcar o fim do verão. Os celtas acreditavam que neste dia o Céu e a Terra estreitavam a distância, proporcionando-se uma maior proximidade entre as duas realidades. Seria nesta data que os espíritos dos mortos voltariam para visitarem os seus lares e guiar os seus familiares até ao outro lado. O Céu era um lugar livre de toda e qualquer dor. Um lugar de felicidade perfeita, onde nem fome, nem algum outro mal existia.
Com a Cristianização houve uma cristianização desta festa. A partir do quarta centúria da nossa época, a Igreja Síria começou a celebrar o dia de Todos os Mártires. Só já no século VII com Bonifácio IV é que se transforma o Panteão – templo dedicado a todos os deuses mitológicos – num templo cristão, consagrado a Todos os Santos, primitivamente celebrado a 13 de maio. Entretanto Gregório III acha por bem fixar a celebração no primeiro dia de novembro, e já no século IX, Gregório IV ordena que a mesma tenha um carácter universal na sua celebração, tendo assim necessariamente de haver vésperas já no dia 31 de outubro. Nas Igrejas Orientais era costume celebrar-se no I domingo após o Pentecostes.
Esta é uma importante celebração ecuménica, onde se comemoram tanto os santos reconhecidos pela Igreja, como aqueles a quem eles estão ligados. Recordamos ainda todos aqueles que estão a caminho da santidade total.
É desta comunhão que nasce o “pão por Deus”. Obras de caridade, esmolas, para com os mais necessitados, em nome das almas que mais precisavam,  nomeadamente as de parentes próximos.

Uma coisa é-nos certa. Não é, de forma alguma, fácil ao Homem moderno imaginar a Vida Eterna dos Bem Aventurados como conjunto de todos os bens, numa ausência total do mal. O que é certo é que o Homem sempre sentiu uma necessidade própria de encontrar Deus, de o sentir de diversas formas. Mantenhamos o que é nosso, o que é Cristão, num tempo em que podemos redescobrir todos estes valores, tão necessários à nossa sociedade e à nossa própria vida espiritual.

Nuno Sousa (Equipa Cristo Jovem)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Classificações do S. Jorge 2013

Acabadinhas de chegar!

Em 203 equipas, eis as classificações da IIIª de SJB:

134º: Buzz Aldrin
179º: Ulisses
190º: D. Sebastião

Parabéns malta!

EA


terça-feira, 23 de abril de 2013

23 de Abril: Dia de S. Jorge

Doodle do Google no dia 23-Abr-2013 no site http://google.co.uk
É hoje, 23 de Abril! 
Vê um pouco de história aqui, na Wikipédia ;-)

Quanto aos avisos sobre a actividade, vê as ultimas noticias no post anterior. 

Deixo aqui uma comunicação do Departamento Regional de Pioneiros e Marinheiros:

"(...) Faltam poucos dias, mas decerto que já começaram a fazer o vosso trabalho de casa. O Tema, já o sabem; “Tu amas-Me?” e o local também; Odivelas, por isso já têm em vossa posse a informação que vos permite trabalhar a preparação desta atividade. Este ano de 2013, Odivelas receberá aproximadamente 1200 Pioneiros e Marinheiros que irão poder celebrar as mais diversas “Provas de Amor” dadas por 6 pessoas específicas ao longo das suas vidas, escolhidas, pelo Departamento de Pioneiros e Marinheiros juntamente com os Núcleos da Região de Lisboa.
Ser referência para outros, dando exemplos e provas da nossa conduta afinal não é tão difícil assim, desde que vivamos o nosso dia-a-dia, tendo em consideração os ensinamentos de Jesus e BP. Desde o mais pequeno ao maior gesto e prova de amor, demonstramos a nossa grandeza e é isso que iremos trabalhar neste S. Jorge de 2013; as provas de amor de alguns, que abriram caminho, para que muitos pudessem ter uma vida melhor.(...)"


Uma canhota da EA, e até Domingo!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

19 Jan 2013


Olá Malta,

Guias: Este sábado temos Conselho de Guias às 17:30 para começarmos a definir o plano do empreendimento.

Todos: Como na semana passada não vimos o PioQuiz, mantém-se a mesma questão. Já sabem a resposta? NÃO!?!?!?!?!?

E ideias fantásticas para cozinha selvagem? 
e construção de abrigos? 
e sabem como se purifica a água? Ferver não chega, e para ferver é preciso fazer fogo. E como se faz fogo sem fósforos??

VÁ LÁ MALTA, a Páscoa vai chegar num instantinho...

Uma canhota da EA,


domingo, 29 de julho de 2012

Insignias de atividade

Olá!

Dada alguma confusão/duvida que se tem verificado no nosso agrupamento a respeito da colocação de insignias de atividade, nomeadamente em relação ao nº de insignias permitidas, transcrevo o paragrafo do regulamento sobre esse assunto (o sublinhado já se encontra originalmente no texto, e eu acrescentei o destaque a amarelo):

GUIA DO UNIFORME
--------------------------------------------------------------------------------
Manga direita

As insígnias relativas a actividades específicas, tais como acampamentos nacionais, regionais ou regionais, jamborees, dia de S. Jorge, etc., podem ser usadas durante o decorrer da actividade e durante 1 ano após a sua realização. Apenas pode ser usada, no máximo, uma insígnia destas de cada vez.

Ao colocar as insígnias de competência ou especialidade, deverá ser deixado espaço para colocar uma insígnia de actividade, caso ainda não haja nenhuma na manga.

Ou seja, apenas se pode usar uma insignia de atividade e só durante 1 ano. 'bora lá então tirar o que por lá esteja, e coser a do Acanac, 'tá?
Esta e outra informação pode ser encontrada tb aqui:
http://www.cne-escutismo.pt/recursos/guiadouniforme/ 
 
Até sábado, às 6:45 da matina, no parque da Igreja!!

Um abraço amigo,
EA (Equipa de Animação, só p/ não haver duvidas...)  



segunda-feira, 9 de julho de 2012

FOI HÁ UM ANO!!


LEMBRAM-SE??


Foi fantástico não foi?
E para todos: agora, um ano depois, que avaliação fazes do que passámos? 

E como vês o próximo ano, queres pensar nisso?
Há muito que fazer: acolher novos elementos, trabalhar no progresso pessoal, competências, atividades, consolidar a nossa Comunidade, sei lá, a lista é enorme! e TU é que a escreves!! 'bora aí!



PARABÉNS POR ESTE ANO, 151!
Obrigado por o terem partilhado connosco.

Uma canhota amiga da EA,

1ª noite de campo dos Pioneiros do SJB

Aconteceu na noite de 09 de Julho de 2011!
Tal como em Brownsea, os gloriosos PRIMEIROS PIONEIROS do 1354, atravessaram de barco e instalaram o seu primeiro campo sob as estrelas.
À luz e calor da fogueira conversámos, discutimos sonhos, bebemos chá com bolachas e chocolates, enfim Pioneirámos noite dentro!
A história do 1354 tem uma nova página e novos 'heróis'.
Boa caça!

1 comentário:

  1. Já agora, e para que conste para o futuro, aqui ficam as coordenadas:
    Latitude: 39° 6'07.27" N
    Longitude: 8° 7'13.74" W

domingo, 8 de julho de 2012

Só podia...


Jornal do Vaticano diz que Tintim é um «herói católico»

O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano’, dedica as páginas centrais da edição de xx-Nov-2011 e uma chamada de capa para Tintim, personagem de banda desenhada a quem a Santa Sé chama de «herói católico».
O repórter criado em 1929 pelo belga Georges Prosper Remi (1907-1983), conhecido por Hergé, «é um cavaleiro ocidental dos tempos modernos e um coração sem mácula», defende o escritor francês Dennis Tillinac no “Dictionnaire amoreux du catholicisme”, em entrada que o jornal reproduz integralmente.
De acordo com o autor, Tintin não é um católico que possa ser identificado como tal, uma vez que nunca reza perante a ameaça da morte e nunca aparece numa igreja.
Apenas em duas ocasiões, escreveu o articulista, se lhe escapa um «Deus o tenha» quando é informado da morte de um vilão japonês, em “O Lótus Azul", e de dois piratas de alto mar, em “O tesouro de Rackham, o Vermelho”.

Imagem
«Apesar disso, Tintin é um herói do catolicismo, impregnado dos ideais dos escuteiros, que tiveram grande importância na formação de Hergé como demonstram as suas primeiras histórias», refere Tillinac.
Antonio Carriero alude aos «valores profundos» do personagem, que o criador aprendeu «através de uma educação católica e do escutismo: lealdade, fraternidade, amizade e disponibilidade para os mais débeis e necessitados».
Imagem
«Tintin é um herói sobrenatural que se move em cenários realistas (…). As pessoas que lhe são próximas caem em tentações - o whisky, para o capitão Haddock, os ossos, para o cão Milu, a ciência aplicada para Girassol. Mas corrigem-se no momento certo e enchem-se de coragem».
Tillinac considera que a personagem trazida para Portugal pelo padre Abel Varzim é o «anjo guardião dos valores cristãos que o Ocidente constantemente renega ou ridiculariza».

(...) and so on

Curioso, não é?

Um abraço do chefinho,


segunda-feira, 30 de abril de 2012

AcaKota 2012


Olá Azulinhos,

Como sabem vamos levar os pais a acampar, eheheh!
Precisamos de saber quem tem a coragem de ir, portanto pedimos que respondam ao questionário abaixo.

Se tiverem dificuldades em visualizar ou submeter o formulário, podem preenchê-lo on-line em:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dE5fZExmUW5WVUNNb3Z2a1lkR0hwQXc6MQ

UPS! ESTE FORMULÁRIO JÁ NÃO ESTÁ DISPONIVEL...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

1º Triatlo Escutista da FEO


Pessoal, temos desafio!!

Vai realizar-se nos próximos dias 19 e 20 de Maio o 1º Triatlo Escutista da FEO (Federação Escutista de Oeiras, designação informal para a conjugação dos 3 agrupamentos da Vila de Oeiras). 

Será uma oportunidade para estreitar os laços entre os 3 agrupamentos e, sobretudo, entre os escuteiros que os integram.

Nesse âmbito é lançado o presente concurso para a elaboração de um logotipo que identifique e represente o evento, e que deverá obedecer aos seguintes aspectos:
  1. Conter os dizeres: 
    1. 1º Triatlo Escutista da FEO
    2. Agrupamento 407 Oeiras, Agrupamento Marítimo 797 Nova Oeiras, Agrupamento 1354 São Julião da Barra
    3. 19 e 20 de maio de 2012.
    4. Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português.
  2. Conter a imagem:
    1.  Flor-de-Lis.
  3. Sendo uma actividade que une escuteiros marítimos e terrestres deverá espelhar estas duas realidades.
O prazo limite para o envio das propostas gráficas é o dia 22 de Abril de 2012, em formato digital, para o mail ricardomaiamoura@gmail.com.

As propostas deverão obrigatoriamente ser elaboradas por escuteiros (individual ou colectivamente) até aos 22 anos, excluindo-se a participação de Animadores.

A proposta vencedora poderá ser ajustada e preparada para produção gráfica, pela organização, nomeadamente para impressão de T-Shirt e produção de Insígnia. 

Uma canhota,



quarta-feira, 11 de abril de 2012

14 Abr 2012

Botão em esquadria (Páscoa 2012)
Olá azulinhos!! Estamos de volta!

Este sábado, retomamos as nossas atividades à hora e no sitio do costume (Conselho de Guias incluído).

Até lá, e para quem quiser ir relembrando, fica um site muito giro:
http://www.animatedknots.com (se clicares na imagem do nó, vês uma animação dele a ser executado). Tem nós de diversos tipos (incluindo uma secção 'Scouting') como por exemplo a 'Decorative' onde encontras a Cabeça de Turco para fazeres uma fantástica anilha.

Até sábado!

Uma canhota amiga dos animadores,






quinta-feira, 5 de abril de 2012

CONSTRUIR O FUTURO

(Símbolo da construção e da acção,
representa o potencial do Pioneiro, das
suas capacidades e
 energia transformadora,
do resultado final da combinação
do que quer com o que sabe…) 
  
CONSTRUIR O FUTURO
 

Sim, para mim, a vida tem sentido. Não posso, não aceito, nem quero me ver como apenas "mais um".
 
Eu sou o que sou e nunca mais haverá ninguém exactamente igual a mim. Por isso sou insubstituível. Posso ser perpetuado ou ultrapassado, mas não posso ser substituído. Se não reconhecer o sentido da minha vida estarei  a desperdiçar a minha existência e a negar o valor da unicidade.
 
Sendo único, e reconhecendo que a vida tem um sentido, também reconheço que não estou isolado, que há milhões de outros seres, cada um único a seu modo, cada um com um sentido de vida, e que somos todos interdependentes. Decorre daí uma intensa responsabilidade individual e colectiva.
 
É verdade que apenas alguns podem ter grande impacto, mas também é verdade que todos nós, por mais simples que sejamos e por menos poder que desfrutemos, podemos ter algum impacto. O ser cidadão do mundo implica esta responsabilidade. Não sou responsável pelo mundo, nem mesmo pelo país, mas sou responsável por mim mesmo e pela parcela de vida (o meio, as pessoas, as instituições) em que actuo concretamente.
 
A responsabilidade implica agir
 
Não basta ver, não basta julgar, é preciso agir. Muitas vezes, pessoas bem intencionadas percebem os cenários e os seus desafios, mas nada fazem além de aumentar as suas angústias pessoais. Afinal, dizem eles, "eu não posso fazer nada, não tenho poder nem estou numa posição privilegiada para causar diferença real", e este é o erro. Segundo o provérbio chinês: "mais vale acender uma vela do que reclamar da escuridão".


Existe um velho aforismo, segundo o qual raras vezes a vida nos oferece a oportunidade para sermos heróis, mas, todos os dias, nos oferece a hipótese de não sermos cobardes. Agir localmente é exercitar esse pensamento. Pensar globalmente e agir localmente é construir o futuro.


Na escola, na família, no grupo de amigos, nos escuteiros, na paróquia, em qq lado.
TU podes fazer a diferença. ATREVE-TE!!




"Pássaro e lesma, o Homem oscila entre o desejo de voar e o desejo de arrastar." 
(Gustavo Corção)




Para pensares. 
Uma canhota amiga dos animadores,

quinta-feira, 29 de março de 2012

Programa Jovens e o Mar


Olá,

Pode ser interessante para alguém (>15). Pelo menos é muuuuito giro! 
Há financiamento (pelo menos em parte) e o site tem dicas para arranjar mais s
algumas etapas calham ali pelo Nacional, mas... 
Vê e informa-te. 
Sonha alto!

A Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela - criou o programa Jovens e o Mar, que proporciona aos jovens a partir dos 15 anos uma experiência de mar e simultaneamente uma experiência de vida, onde os desafios são constantemente superados. O programa Jovens e o Mar oferece aos tripulantes a oportunidade de embarcar num grande veleiro com jovens de diferentes nacionalidades e participar numa experiência inesquecível: viver a bordo e em equipa, partilhando tarefas e responsabilidades, fazendo amigos para a vida.
Em 2012 os jovens portugueses têm à sua disposição muitos grandes veleiros entre os quais os portugueses Creoula e Santa Maria Manuela, o holandês Europa ou o inglês Lord Nelson. Aproveitando a passagem da regata The Tall Ships Races por Lisboa entre 19 e 22 de Julho, a Aporvela quer fazer uma grande festa da juventude portuguesa e disponibiliza vários lugares a bordo dos navios, muitos dos quais são financiados.
Recentes estudos universitários demonstram que a participação em programas de treino de vela representa um importante contributo na formação e desenvolvimento pessoal e social dos jovens, sobretudo nas áreas da liderança, espírito de equipa, responsabilidade e assertividade tornando-as em “viagens que mudam vidas para sempre”.
A lista dos veleiros, os seus percursos, preços e a ficha de inscrição estão disponíveis no site dos Jovens e o Mar: www.jovenseomar.com
Aporvela Travessa do conde da Ponte nº8
1300-141 Lisboa
218876854 geral@jovenseomar.com



Sempre que dou, recebo de volta!!

Olá azulinhos!

Dizem os nossos amigos 'Nicolaus' que:
"Para melhor podermos ser, temos que dar sem receber!"
Não acham? vejam este filme:
http://www.youtube.com/watch_popup?v=nwAYpLVyeFU&vq=medium#t=77

Uma canhota amiga,



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal 2011: Cabo Espichel

O farol do Cabo Espichel é um dos mais antigos de Portugal, tendo sido construído em 1790. Foi, entretanto, registando oportunas remodelações, em 1817, 1846 e 1848. 
Em 1900 o corpo do edifício anexo à torre foi ampliado. Originalmente iluminado por 17 candeeiros de azeite, possibilitando um alcance de cerca de 13 milhas marítimas, foi em 1886 evoluído para uma iluminação de incandescência de vapor de petróleo, sendo electrificado em 1926. A partir de 1925 o sinal sonoro passou a ser emitido por uma sirene de ar comprimido.  
Em 1947 entrou numa nova era no que diz respeito à iluminação. Foi montado um aparelho óptico aeromarítimo, que já tinha estado ao serviço do Farol do Cabo da Roca. Esta nova óptica (em cristal) chamada de quarta ordem, um modelo de grandes dimensões, apresenta lentes de Fresnel de trinta centimetros de distância focal, produzindo lampejos simples, agora com um alcance luminoso de vinte e seis milhas náuticas. 
Em 1948 foi ainda instalado um transmissor MF, constituindo assim, até 2001, um rádio farol. Só em 1980 o farol foi ligado à rede de distribuição pública de energia eléctrica (até lá dependia exclusivamente de geradores).
A sua guarnição é constituída por 3 faroleiros (em turnos).

Localização - Cabo Espichel, Outeiro da Azoia, Sesimbra.
Posição - Latitude, 38º 24,8' Norte; Longitude, 09º 12,9' Oeste
Ano de inauguração (torre actual) - 1790
Estrutura - Torre hexagonal em alvenaria branca, com edifício anexo
Altura da torre - 32 metros
Altitude (em relação ao mar) - 168 metros
Automatização -1989

Sistema iluminante - óptica em cristal (lentes de Fresnel 4ª ordem 300 mm), direccional rotativa
Luz - branca
Alcance Luminoso - aproximadamente 26 milhas náuticas / 48 Km

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1001!

1 0 0 1   V i s i t a s!
(clica na imagem para aumentar)
Atingimos hoje, 4 meses depois de ir para o ar, as 1001 visitas. OBRIGADO! Assim este trabalho faz sentido. Espero poder contar a merecer a vossa atenção, com mais e melhores conteudos.  Digam tb o que gostariam de ver por cá!
Já agora, viram que também temos recebido visitas de outros paises?


domingo, 9 de outubro de 2011

Yes, I can!

Olá pessoal!

Esta imagem, retirada do 'Escutismo para Rapazes' acompanha-me à muitos anos e tem sido sempre uma fonte inspiradora. 
No fundo, foi disto que falámos na apresentação da Machada como um dos símbolos da Comunidade (o AGIR).
Espero que todos vocês descubram, e essencialmente experimentem, o que BP nos quis transmitir com este desenho.
Vá lá, experimentem e vão ver que resulta. Depois contem como foi.

Uma canhota,
dos Animadores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Já estamos Móveis!!

Olá!!

Este teu blog já corre nos telélés!

Se não reconhecer automaticamente, tenta o endereço móvel:
pioneirossjb.blogspot.com/?m=1
Vê lá e diz-nos, ok?
Vá lá, manda mail, posta qq coisa, mas diz pls
 
um abraço dos animadores :-)


PS: tb podes usar o scan: